Ergonomia na Cozinha
As cozinhas devem ser pensadas para atender as necessidades de cada habitação e dos seus moradores, para isso deve-se levar em conta o espaço a ser trabalhado, como também as características físicas dos moradores, a fim de estabelecer a melhor relação entre o espaço e o homem, facilitando o uso da cozinha.
Adapte os seus armários, balcões, passagens e setores de trabalho a si!
Cozinha Eco-Natural
O estilo Eco-Natural existe a preocupação de correr a materiais que se possam encontrar na natureza, como madeiras naturais com a cor de origem, cortiça, pedras estruturais, barro, juta, plantas, troncos e materiais recicláveis.
Estilo Eco-Natural
As cores de um espaço Eco-Natural são o azul do mar, verde da natureza, os castanhos, tons terrosos e a cor natural dos materiais.
Num espaço do estilo eco-natural estão presentes cheiros como a cedro, lavanda e alecrim e aromas cítricos, florais e marinhos. Os espaços são amplos e fazem lembrar chalés e casas rurais. Para alguns, se o termo eco-natural não disser muito, este estilo também pode ser designado por rústico.
Cozinha Industrial
O estilo industrial nasceu nos Estados Unidos da década de 1950, quando um grande fluxo de artistas trocou o centro das grandes cidades, pela periferia. Eles converteram antigas fábricas em casas, criando espaços inspiradores e de plano aberto.
Estilo Industrial
No estilo industrial podemos ver janelas grandes, pilares, vigas expostas, condutas e canos de esgoto, espaços generosos em plano aberto com tetos altos, ferragens, vigas de madeira, tubagens, metal e couro. Todas as texturas e materiais que evocam a era do fabrico.
Cozinha Moderna
O estilo moderno refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos com design futurista. Algumas de suas principais características são a simplicidade e praticidade, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes.
Estilo Moderno
No estilo moderno estão presentes, linhas retas, aço inoxidável cromado, vidros, armários embutidos sem puxadores.
As cores dominantes são principalmente o preto e o branco, além de tons de cinza, castanho e beges.
Consultoria de Design Gratuita
A equipa 3DMão irá realizar uma visita ao espaço para ouvir as suas ideias / necessidades e apresentar-lhe as melhores soluções para si e para o seu espaço.
Para solicitar uma consultoria entre em contato via WhatsApp no botão abaixo:
As nossas remodelações
Não seguimos tendências. Nós criamo-las consigo.
Remodelar a sua casa é contar a sua história
Desenvolvemos consigo um projeto personalizado, único, com um acompanhamento constante, à medida dos seus sonhos.
Damos vida ao seu projeto:
Peça a sua proposta:
O nosso processo
E a magia acontece!
Consultoria e Projeto 2D/3D
Um consultor irá a sua casa e ouvirá atentamente as suas ideias, fará todas as medições do espaço e dará algumas sugestões. Será elaborado um orçamento e de seguida apresentado um projeto em 2D ou 3D.
Início da Obra
FASE 2.1
Após o levantamento de todas as medidos do espaço, procedemos com a criação de todo o mobiliário à medida da sua cozinha (tempo médio 2 – 4 semanas).
FASE 2.2
Quando os móveis estão na fase final, iniciamos com processo da remodelação da cozinha e procedemos com a montagem dos moveis (tempo médio 1 – 2 semanas).
Entrega da Obra
Iniciamos com a montagem dos móveis e de seguida com o encastre dos eletrodomésticos. Toda a entrega da obra será concluída de forma rápida, limpa e com o maior profissionalismo.
Consultoria e Projeto 2D/3D
Um consultor irá a sua casa e ouvirá atentamente as suas ideias, fará todas as medições do espaço e dará algumas sugestões. Será elaborado um orçamento e de seguida apresentado um projeto em 2D ou 3D.
Início da Obra
FASE 2.1
Após o levantamento de todas as medidos do espaço, procedemos com a criação de todo o mobiliário à medida da sua cozinha (tempo médio 2 – 4 semanas).
FASE 2.2
Quando os móveis estão na fase final, iniciamos com processo da remodelação da cozinha e procedemos com a montagem dos moveis (tempo médio 1 – 2 semanas).
Entrega da Obra
Iniciamos com a montagem dos móveis e de seguida com o encastre dos eletrodomésticos. Toda a entrega da obra será concluída de forma rápida, limpa e com o maior profissionalismo.
É tempo de viver um momento diversão na sua nova cozinha!
Cozinha ilha
A cozinha com ilha é uma tendência da arquitetura que consiste em ter uma bancada no meio do cômodo, formando assim uma ilha ou uma bancada em L. A ilha e a bancada têm como função ser uma extensão da cozinha, tanto para guardar utensílios como poderá ter um lava-loiças ou até mesmo para auxiliar na preparação das refeições.
Cozinha frontal
Cozinha balcão
Uma bancada ao seu gosto!
Antes de escolher o tipo de bancada, é necessário analisar 2 tópicos para encontrar o modelo perfeito:
As bancadas termolaminadas são a alternativa mais económica. São compostas por um aglomerado de madeira e camadas de resina sintética, revestido com uma camada decorativa e uma lâmina plástica. A sua composição em camadas múltiplas torna-as relativamente resistentes a mossas e a manchas.
Estão disponíveis numa enorme gama de cores, podendo inclusive imitar, de forma bastante fiel, madeira, betão, pedra, quartzo, adaptando-se por isso a vários estilos. A instalação é fácil, sendo um material leve e fácil de cortar
As bancadas em pedra natural são bancadas resistentes com alta resistência ao calor. A durabilidade final está diretamente relacionada com o tipo de pedra utilizada. As opções podem ser o granito, o mármore ou o xisto/ ardósia.
Devem ser tratadas com selantes hidrofugantes, de modo a evitar que absorvam água, ácidos ou detergentes e fiquem manchadas. O selamento deverá ser feito periodicamente, de acordo com o tipo de pedra.
Os compostos de quartzo são atualmente os materiais mais utilizados como bancada de cozinha pela sua elevada durabilidade e grande variedade de cores e texturas. Fabricam-se através da combinação de partículas de quartzo com resinas aglutinantes, num processo que melhora as qualidades do material, tornando-o não poroso e, como tal, mais higiénico. A sua grande resistência permite que as placas sejam cortadas numa espessura reduzida e o facto de ser uma massa homogénea permite que seja utilizado nos topos e nas superfícies (podendo fazer a bancada, a cuba e o escorredor no mesmo material). Não se recomenda o contacto direto com utensílios muitos quentes e a superfície pode ser danificada pela ação dos raios UV, não sendo por isso aconselhado a exterior.
Formadas por um processo industrial, a sinterização, que pretende simular o processo natural de formação de rochas magmáticas, as pedras sinterizadas são compostas por pós de pedra natural, vidro, quartzo, sílica, … sujeitos a temperaturas que podem chegar aos 1200ºC e a pressão. O processo cria um material extremamente resistente ao desgaste e riscos, à temperatura, aos raios UV, às manchas e a produtos abrasivos. É também uma superfície com porosidade quase nula, pelo que não absorve líquidos, pode ter uma espessura de apenas 12mm, e é de baixa manutenção. Está disponível numa grande gama de cores e padrões, podendo simular pedra, madeira, cimento, … A camada decorativa é superficial e por isso alguns produtos não têm o mesmo tom e acabamento em toda a espessura.
As solid surfaces, vulgarmente conhecidas por “bancadas de acrílico” são bancadas sintéticas compostas por 1/3 de resina acrílica e pigmentos e 2/3 de hidróxido de alumínio. É um material totalmente homogéneo, o que o torna o melhor do ponto de vista da higienização e proliferação de micro-organismos, e pode não ter juntas. É um material muito flexível, podendo facilmente ser moldado para dar a origem a formas orgânicas. Tem uma grande variabilidade de cores, algumas delas translúcidas. Porque não é poroso, resiste muito bem a líquidos e a ácidos, podendo incorporar a cuba de lavagem no mesmo material que a bancada. É menos resistente aos riscos e ao calor que os compostos de quartzo ou as pedras sinterizadas.
As bancadas de grés porcelânico, ou porcelanato, são boas opções para aplicação em cozinhas pois apresentam uma excelente resistência ao calor e agentes abrasivos, são contínuas, sem juntas, não porosas e por isso fáceis de higienizar e manter. Estão disponíveis numa enorme variedade de modelos, muitos com espessura reduzida. Embora não tenha a mesma resistência aos riscos e impactos de uma bancada de pedra sinterizada, a facilidade de aplicação e o custo são pontos a ter em conta. Estes materiais implicam a aplicação de uma base/tampo (geralmente de um composto de madeira) onde são colados, sendo por isso necessário algum cuidado com as furações para as torneiras e cubas.
A madeira também pode ser um material aplicado em bancadas de cozinha. Tem como maiores vantagens a sua textura e temperatura, quentes, e o facto de a sua manutenção não exigir técnicos especializados. É uma bancada muito sensível à água e humidade e por isso deve ser selada, sobretudo nos pontos onde contacta com as torneiras, cubas de lavagem e escorredores. Também deve ser hidratada com frequência, com óleos ou cera. Deve ter-se especial cuidado com o calor, que danifica a bancada, e evitar o contacto direto com os alimentos ou objetos cortantes porque a sua resistência a manchas e golpes não é muito grande.